O Grupo Parlamentar do PSD tem vindo a alertar o Governo para a grave situação do funcionamento dos serviços nos postos consulares do Reino Unido, onde se estimam que estejam registados 400 mil portugueses.
Mais se evidencia que, em visita oficial ao Reino Unido em maio, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, prestou declarações referindo que “com o reforço de funcionários no Centro de Atendimento Consular do Reino Unido” esperava que fosse alcançado “um nível de serviço satisfatório”. Contudo, é evidente que a situação se mantém, infelizmente, caótica, apesar dos constantes alertas que o PSD tem vindo a fazer ao governo neste sentido.
Numa pergunta ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, os deputados do PSD alertam para o agravamento dos problemas e atrasos nos serviços consulares no Reino Unido, uma situação que “mancha a imagem de Portugal e dos seus serviços públicos e que em nada dignifica a imagem do país”.
“No passado dia 7 de julho, o Grupo Parlamentar do PSD colocou uma pergunta parlamentar ao Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, com o n.º 2472/XIV/2, relativamente à situação de pré-ruptura e de grave atraso nos agendamentos nos consulados portugueses no Reino Unido. Até ao momento não foi rececionada qualquer resposta. Nessa pergunta parlamentar, foi evidenciado pelo Grupo Parlamentar do PSD que os portugueses residentes no Reino Unido continuam a encontrar dificuldades nos agendamentos para renovação de Cartão do Cidadão e de passaportes, sabendo de situações de agendamentos apenas para março de 2022. No passado dia 2 de agosto, vários emigrantes, que tinham agendamento para esse dia – agendamento esse feito meses antes –, estavam a aguardar há largas horas até que chegasse a sua vez de serem atendidos, até serem informados que não seria possível atender mais ninguém nesse dia, devido ao elevado número de agendamentos como também, segundo a comunicação social, a cansaço dos funcionários consulares”, referem os deputados.
O PSD pergunta:
1. O que causou o desfasamento entre o número de agendamentos previstos e a impossibilidade de atendimento dos mesmos?
2. Para quando o Governo prevê concretizar a promessa em reforçar com recursos humanos e de meios informáticos os serviços consulares no Reino Unido?