O Grupo Parlamentar do PSD entregou um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a antecipação da testagem dos professores, funcionários e alunos para a semana anterior ao início das aulas.
Segundo um comunicado do Ministério da Educação, emitido a 22 de março, depois da testagem a trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, já após o reinício das aulas, está previsto que os rastreios dos restantes níveis de ensino, 2º e 3º ciclos, decorram igualmente durante a primeira semana de regresso, ou seja, de 05 a 09 de abril; e no caso do ensino secundário, estão agendados para a semana de 19 a 23 de abril.
O Grupo Parlamentar do PSD, “preocupado com o cumprimento do objetivo máximo de prevenir a propagação do vírus, considera que seria da maior relevância que os rastreios ocorressem antes da reabertura das escolas, de forma a evitar os contactos entre a comunidade educativa e diminuir, de forma mais eficaz, o número de contágios”.
Assim, o PSD recomenda ao Governo que:
1. Antecipe a testagem de professores e funcionários do ensino básico público, privado, social e cooperativo para a semana anterior à reabertura, prevista no plano de desconfinamento para 5 de abril.
2. Antecipe a testagem no ensino secundário público, privado, social e cooperativo de professores, funcionários e alunos, maiores de 16 anos e com a devida autorização dos pais, para a semana anterior a 19 de abril.