O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona a Ministra da Saúde sobre a vacinação de Profissionais de Saúde que tenham estado infetados com Covid-19.
No documento, o PSD defende que “em virtude de não existir um plano formal atualizado com os critérios objetivos de vacinação e as respetivas fases, calendários e grupos-alvo, acessível a todos os portugueses, bem como um conjunto de respostas a perguntas frequentes que têm alimentado muitas questões que nos têm sido dirigidas, e às quais, infelizmente, também não conseguimos dar resposta, vem o Grupo Parlamentar do PSD solicitar que, de ora em diante, todo o processo seja munido da maior transparência e clareza”.
“Os profissionais de saúde foram escolhidos como os primeiros recetores da vacina, pela sua óbvia exposição ao vírus. Resultou essa decisão, que aplaudimos, da consciência e do respeito pelo papel fundamental que desempenham neste combate à pandemia. Um respeito que não pode ser, agora, descurado ou esquecido”, lê-se.
O PSD questiona:
- Quando poderão ser vacinados os profissionais de saúde que foram comprovadamente infetados no passado pelo SARS-CoV-2, à semelhança dos restantes elementos de grupos prioritários como os residentes em lares que, na mesma circunstância, já receberam a primeira inoculação? Quanto tempo após testarem positivo poderão ser vacinados?
- No caso dos profissionais de saúde que testaram positivo após a primeira inoculação, quanto tempo terão de esperar até poderem receber a 2ª dose da vacina?