O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que o Presidente da IdD Portugal Defence, Dr. Marco Capitão Ferreira, seja ouvido no Parlamento, depois das notícias que têm vindo a público sobre a situação da IdD e das empresas desta holding do Estado.
No documento, o PSD refere que a reestruturação das indústrias de defesa foi anunciada sobre o pretexto de conjugar os objetivos de uma política orçamental estável e credível, consolidando o papel do Estado na gestão das participações públicas do setor, tendo o Ministério da Defesa assinalado, em junho deste ano, que esta reestruturação representaria uma “poupança”. Sucede que, embora esta reestruturação tivesse por objetivo promover a realização do potencial das empresas com participações sociais do Estado português e geridas pela IdD, “casos como o da Arsenal do Alfeite S.A. têm vindo a ilustrar, com três Conselhos de Administração nos últimos dois anos e a falta de investimento crónico nas suas infraestruturas, que o trabalho que tem sido desenvolvido não se tem revelado minimamente satisfatório”, revela o PSD.
“Concomitantemente, as sucessivas notícias que dão nota de nomeações e indigitações para cargos na IdD Portugal Defence, têm vindo a marcar a imagem desta agência para o público”, concluem.