O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada de um voto de condenação pela difusão de publicações de antissemitismo nas redes sociais.
No documento, o PSD dá conta de, atualmente, continuarmos “a ser confrontados com declarações antissemitismo, em particular nas redes sociais, que alimentam um discurso de ódio direcionado, o que veementemente se repudia, dado ser uma das formas mais comuns de intolerância e de xenofobia no Mundo atual”.
“Como tem sido repetido em diversos fóruns internacionais “quando o inaceitável começa a ser aceite, transforma-se na ‘norma’ e há uma verdadeira ameaça aos Direitos Humanos”. E, em sentido lato, o ódio vem prejudicar a coesão social, corroer valores partilhados e inclusive lançar as bases para a violência, fazendo retroceder a causa da paz, estabilidade, desenvolvimento sustentável e dignidade humana”, lê-se.
Os social-democratas referem ainda que “as mesmas redes sociais que podem ser utilizadas como ferramenta de comunicação, de solidariedade e de entretenimento, têm sido um meio para a difusão de discursos de ódio com uma maior escala. Inclusive em Portugal, verifica-se a propagação de discursos antissemitismo, com insinuações graves contra o povo judeu. Igualmente grave é a concordância de várias pessoas que sinalizam, partilham e contribuem para essa difusão. Aliás, tanto a Comunidade Israelita de Lisboa, como a do Porto, a Embaixada de Israel e outras individualidades têm-se insurgido contra. De resto, ser defensor de abril é honrar os seus valores.”
Envia-se o documento em anexo.