O Grupo Parlamentar do PSD entregou hoje uma pergunta dirigida ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a propósito do plano de vacinação para portugueses residentes no estrangeiro.
No documento, os social-democratas afirmam que “estando-se agora prestes a entrar numa nova fase do combate a esta pandemia, nomeadamente com o início dos processos de vacinação em muitos países, torna-se fundamental que os portugueses que possam estar a passar por situações de maior dificuldade no estrangeiro, possam também ter acesso às vacinas de forma a estarem mais protegidos perante este surto viral”.
O PSD realça ainda a importância de, nos países onde temos comunidades importantes, “o Governo possa desenvolver, pelos meios que considerar mais adequados, todos os esforços para que estes portugueses possam ter acesso às vacinas”.
O PSD questiona:
1. De que forma irá o Governo, nomeadamente através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da nossa rede de consulados e embaixadas, garantir que todos os portugueses que residem no estrangeiro em comunidades mais frágeis em termos de acesso a cuidados de saúde, tenham acesso, de acordo com as suas necessidades, à vacina contra a Covid-19?
2. Que procedimentos estão previstos para a vacinação dos funcionários e diplomatas da nossa rede no exterior?