O grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona o Ministro da Administração Interna sobre o plano de contingência para acompanhamento de provas do Rali de Portugal.
No documento, o PSD refere que “tendo por base as variadíssimas falhas de planeamento associadas aos festejos desportivos dos adeptos do Sporting Clube de Portugal na sequência da vitória no Campeonato Nacional de Futebol, apesar de se tratar de um acontecimento previsível e cuja antecipação permitiria uma adequada resposta pública”, é tempo agora de sublinhar “a aproximação de outro evento de caráter desportivo, que obrigará a atempadas diligências para evitar repetidas falhas. Falamos das provas do Rali de Portugal a realizar entre 20 e 23 de maio, e que tradicionalmente juntam aproximadamente 100 mil pessoas nas localidades em que se realizam as etapas”.
“O shakedown será em Paredes, a 20 de maio, no Kartódromo de Baltar, e decorrerá sem público na pista nem nas imediações, por decisão da autarquia. A Câmara de Paredes considera que a presença de público poria em causa a salvaguarda da saúde pública, consistindo num risco para a população, pelo que está a articular com as forças de segurança o plano para garantir o máximo de controlo da população e o cumprimento das regras estabelecidas. Contudo, a organização da edição de 2021 do Rali de Portugal informou que as etapas vão poder realizar-se com a presença de público, tendo a Direção-Geral da Saúde (DGS) reiterado a necessidade de acautelar a propagação do vírus”, lê-se.
Para os social-democratas, é necessário, nas várias localidades, assegurar “o máximo planeamento para que o risco seja mínimo e não se voltem a verificar aglomerados que ponham em risco a segurança das pessoas”.
O PSD questiona:
1. Está já definido o Plano de Contingência a adotar em todas as localidades onde decorrerão etapas do Rali de Portugal?
2. Está o Governo em condições de garantir o respeito máximo pelas regras de segurança e a garantia do cumprimento das regras de saúde pública definidas pela Direção-Geral da Saúde para evitar a propagação do vírus Sars-Cov-2 entre as pessoas que vão assistir às provas?
3. Qual é o número de efetivos total do dispositivo alocado a este evento desportivo?