O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que o Secretário de Estado da Internacionalização seja ouvido na Comissão Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação sobre o Programa Internacionalizar 2030 e considera que esta audição é fundamental para perceber como tem sido a atuação do governo no apoio necessário às exportações portuguesas.
No documento, o PSD relembra que “no passado dia 23 de julho, o Conselho de Ministros aprovou na generalidade, o Programa Internacionalizar 2030 que veio definir um conjunto de metas e medidas para permitir que as exportações nacionais atinjam 53% do PIB em 2030 e que o “stock” de investimento direto estrangeiro chegue aos 4% ao ano. Tendo em conta a importância deste programa no contexto da afirmação da economia portuguesa e da presença de Portugal no Mundo é fundamental que o mesmo possa, tal como previsto, ser agora debatido com os deputados”.
Para os social-democratas, nunca é demais sublinhar o mérito dos empresários e trabalhadores pela capacidade de adaptação para produção de bens necessários ao combate à pandemia, e alteração de métodos de trabalho que permitiram manter em funcionamento as empresas. Por isso, é fundamental proporcionar às empresas portuguesas os instrumentos necessários para que as exportações do País possam retomar uma rota de crescimento.