Últimas notícias
É com profundo pesar que a Direção Nacional do PSD tomou conhecimento do falecimento de Álvaro Monjardino, ilustre Açoriano.
Foi o primeiro Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, contribuindo significativamente para o prestígio daquele órgão de governo próprio da Autonomia Política dos Açores e para o progresso político, económico e social da Região Autónoma.
O seu legado será inspirador para as novas gerações e a sua empatia pessoal e de cidadão participativo deixará saudade.
Licenciado em Direito, com especialização em Ciências Jurídicas, Álvaro Monjardino destacou-se pela sua inteligência e compromisso com os valores democráticos.
Álvaro Monjardino ocupou o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no IV Governo Constitucional, chefiado por Carlos Alberto da Mota Pinto, entre 1978 e 1979.
Na sua atividade civil, Álvaro Monjardino, além de ter sido um ilustre advogado, foi presidente da Direção do Instituto Histórico da Ilha Terceira (1984-1999), sócio correspondente da Academia Portuguesa de História, um dos principais dinamizadores do processo que levou à classificação do centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo como Património da Humanidade na lista da UNESCO.
Uma enorme perda para a família, para os amigos, para a política e para a democracia portuguesa.
A Direção Nacional do Partido Social Democrata evoca assim o legado de Álvaro Monjardino, que nos deixou aos 93 anos de vida.