PSD denuncia “situação caótica” nos agendamentos dos consulados no Reino Unido

6 de agosto de 2021
Grupo Parlamentar consulados diplomacia mne Estado comunidadesportuguesas

O PSD critica a “situação caótica” nos agendamentos dos consulados portugueses no Reino Unido e acaba de questionar o Governo sobre a concretização da “promessa” de reforçar estes serviços com mais funcionários e meios informáticos.

Numa pergunta ao ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, o PSD partilhou uma situação ocorrida na segunda-feira, 2 de agosto, quando “vários emigrantes, que tinham agendamento para esse dia – agendamento esse feito meses antes –, estavam a aguardar há largas horas” para serem atendidos, até que os informaram que “não seria possível atender mais ninguém nesse dia, devido ao elevado número de agendamentos como também, segundo a comunicação social, ao cansaço dos funcionários consulares”.

Deste modo, o grupo parlamentar do PSD quer saber o que causou “o desfasamento entre o número de agendamentos previstos e a impossibilidade de atendimento dos mesmos”. “Para quando o Governo prevê concretizar a promessa em reforçar com recursos humanos e de meios informáticos os serviços consulares no Reino Unido?”, interrogam os sociais-democratas.

Os deputados lembram que o PSD “tem vindo a alertar o Governo para a grave situação do funcionamento dos serviços nos postos consulares do Reino Unido, onde se estimam que estejam registados 400 mil portugueses”.

E recordaram também que, em visita oficial ao Reino Unido, em maio, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas terá afirmado que, com o reforço de funcionários no Centro de Atendimento Consular do Reino Unido, esperava que fosse alcançado um nível de serviço satisfatório.

“É evidente que a situação se mantém, infelizmente, caótica, apesar dos constantes alertas que o PSD tem vindo a fazer ao Governo neste sentido”, refere a missiva dirigida ao ministro Augusto Santos Silva.
 
O PSD pergunta:

1. O que causou o desfasamento entre o número de agendamentos previstos e a impossibilidade de atendimento dos mesmos?
2. Para quando o Governo prevê concretizar a promessa em reforçar com recursos humanos e de meios informáticos os serviços consulares no Reino Unido?